segunda-feira, 5 de julho de 2010

Memória VI – Projeto Memória

O Projeto Memória, realizado durante alguns anos em Monlevade, sob gerência da Agência do Desenvolvimento de João Monlevade (Ademon) e financiado pela ArcelorMitall foi um passo importante para a preservação da memória do município. A proposta do projeto é arquivar fotos antigas, jornais e demais publicações do passado, além de produzir e também preservar vídeos com depoimentos de pessoas da comunidade que têm alguma história para contar sobre a cidade antiga. No entanto, não tenho noticias de sua continuidade.
O acervo constituído até então, salvo engano, está guardado nas dependências do Centro de Cultura e Memória da ArcellorMittal. Pelo que sei, o projeto memória reuniu muitas entrevistas e centenas de fotos. Essa proposta é uma das mais importantes para o registro do passado de Monlevade e que deveria estar disponível ao publico, como num Museu da Imagem e do Som.
Conhecer as experiências pessoais de perto é uma das formas mais interessantes de se resgatar e preservar a memória. Os relatos são, em si, uma forma de contribuição para o futuro, acerca do que foi o passado. E, Monlevade, tem isso de sobra. A força das autobiografias promove a projeção das memórias pessoais para o estabelecimento de uma memória coletiva. Isso, porque a narrativa pessoal de uma pessoa (por exemplo) projeta novas experiências, por meio da troca de informações memorialisticas
Como bem ressaltou o pensador francês Maurice Halbwachs, toda memória individual é também uma memória coletiva. Neste sentido, a recuperação de relatos de moradores antigos de Monlevade contribui para a formação de uma grande memória da cidade, unindo relatos e possibilitando assim, a criação de documentos históricos e de referências para a concepção de um projeto identitário para o município.
Nossa história recente está relacionada a esse passado que ainda não passou. É importante entender que João Monlevade tem um saudosismo presente e que este ainda é referencia para muitos de seus cidadãos. Ajudar a preservar esse material rico em historia, em personagens que ajudaram a construir essa cidade é um dever de todos. Seria muito penoso também deixar isso se perder.