terça-feira, 27 de julho de 2010

A alma encantadora das ruas

Memória IX – A alma encantadora das ruas

Tomo o título emprestado do grande cronista João do Rio, cujo livro homônimo a esta, revela histórias das ruas do Rio de Janeiro do século XIX. Assim, acredito que poderia haver algo semelhante por aqui. As ruas de Monlevade precisam ter suas memórias registradas, através de um livro, cartilha ou revista. Afinal, quem são as pessoas que nomeiam logradouros por onde passamos todos os dias? Qual é a história dessas pessoas que entraram para a história municipal como personagens célebres?
Isso não se trata nem de uma questão para o futuro, mas mesmo para o presente. Será que a maioria da população sabe quem foi Gomes Batista, Ricardo Leite, Geraldo Soares de Sá, Geraldo Miranda, Lucindo Caldeira, entre outros? E o que eles fizeram para nomear as ruas da cidade? Desculpe a ignorância, mas eu não sei.
Por favor, amigos, familiares ou pessoas mais informadas do que este colunista, não me entendam mal. Não se trata, aqui, de discutir os méritos desses, mas de prestar um serviço importante para a preservação da memória da cidade, incluindo, a divulgação da biografia deles junto à comunidade.
Isso, também evita, que ocorra a triste mudança de nomes, tão comuns em tempos de desvalorização da memória. Afinal, não faz o menor sentido uma rua ter seu nome trocado por outro, depois de anos sendo chamada assim. É interessante pensar a respeito. Imagine você, se a avenida Wilson Alvarenga trocasse de nome? Como ficariam as referências? Falando nisso, será que todo mundo sabe quem foi Wilson Alvarenga? Será que a geração mais nova sabe que ele nasceu em Barão de Cocais e foi o primeiro prefeito de João Monlevade, pouco depois da emancipação?
O amigo e professor Dadinho elaborou, na revista sobre os 30 anos do bairro República, um dossiê intitulado: “Conheça o Patrono de Sua Rua”, interessante registro sobre quem foram os presidentes, seus feitos e curiosidades dos homens que nomeiam as ruas do bairro. Vale a pena conhecer.
Não se deve esquecer quem foram os heróis de nossa história. É por essas e outras, que é importante que se faça o registro desses nomes, sua trajetória como homens, suas ações e projetos para que esses não se percam com o inevitável passar do tempo.