quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Memória Pop


Estou terminando minha dissertação de mestrado! Ufa! Foram dois anos de pesquisas, aulas e escritos diversos sobre memória, identidade, pós-modernidade e crítica da cultura. Estudo a obra literária O Cheiro de Deus, do grande Roberto Drumond (foto ao lado).
O romance publicado em 2001 conta a história ficcional dos Drummond no Brasil. Além disso, o narrador vale-se das memórias de uma personagem para contar acontecimentos e fatos da política, da cultura e da história de BH, de Minas e do Brasil. O tema do meu trabalho é "Memória Pop" - Uma leitura de o Cheiro de Deus, de Roberto Drummond. Tento mostrar como o autor articula memória, história e ficção para desenvolver a trama do romance. Nesse sentido, ele abusa de elementos da cultura pop e do pós-moderno para lançar um olhar crítico para as décadas de 40, 50 e 60.
Sob orientação da querida Professora Doutora Magda Velloso Fernandes de Tolentino, defendo o trabalho e outubro, se Deus quiser!
Em tempo: Conheci o romance O Cheiro de Deus em 2001 através do amigo e jornalista Márcio Passos. Nessa época, era foca do A Notícia e sonhava com as letras... Isso há oito anos! Tempo suficiente para encher o meu lago da memória! Mas isso é asssunto para outra ocasião!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário