terça-feira, 12 de maio de 2009

Casa de Cultura

A relação dos diretores executivos da Fundação Casa de Cultura de Monlevade com os chefes do Executivo sempre teve um caráter de dependência. Obviamente, o cargo é político e o diretor acaba sendo um dos assessores diretos do prefeito.
A bem da verdade, já escrevi sobre isso antes: A Fundação Casa de Cultura deveria ser independente. Afinal, ela é uma Fundação e só poderia funcionar como tal. Isso envolve uma receita própria, uma vida própria. Claro que a administração municipal poderia participar diretamente dos trbalhos da entidade, através dos diretores executivos. Mas o presidente da fundação, assim como os demais conselheiros deveriam ser eleitos democraticamente, conforme rege o estatuto da instituição.

4 comentários:

  1. Olha, Erivelton. Sua idéia é louvável, porém utópica. Muito difícil que o pessoal da política abra mão de uma instituição estratégica com é o caso da Fundação Casa de Cultura. A questão é que confunde-se muito o que é cultura e o que é entretenimento.

    ResponderExcluir
  2. Grande Martino...
    O lance é que a Fundação tem esse nome mas naos funiona como tal. isso eu cho um absurdo. Então, que ela se chamasse secretaria de cultura!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Mas pelo que sei, a cidade tem uma secretaria de cultura e a Fundação é subordinada a ela. Me puxe a orelha se estiver enganado.

    ResponderExcluir
  4. Que eu saiba não. Em Monlevade existe apenas a Fundação mesmo. O diretor executivo é escolhido como secretário do prefeito. É tanto, que o presidente da Fundação muda com a mudança de governo. Além disso, acho que até existe um conselho curador, mas ele é de fachada. Onde já se viu isso?

    ResponderExcluir