sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Memória X – Nosso patrimônio imaterial



Imagine se nossos saberes forem esquecidos? Os costumes de nossa gente, o modo como vivemos nossas histórias? Imagine se nunca mais lembrarmos daquela cantiga que nossa mãe, avós e tias sempre cantaram? Agora, imagine se começarmos a esquecer de nossas raízes. Lembre-se que raiz tem dois significados básicos: um, é o de sustento, aquilo que dá vida, equilíbio. O outro é o de origem, de nascimento, de surgimento. Os dois termos se complementam de alguma forma. Por isso, não podemos deixar que morram os costumes e tradições monlevadenses, patrimônios imateriais de nosso povo.
Essa riqueza não pode ser tocada, guardada num cofre, ou armazenada em potes de barro ou de ouro. Mas, nem por isso, deixa de ser uma preciosidade, digna de admiração e respeito. Essas belezas já estão incorporadas à cultura local e, talvez por isso, não sejam tão facilmente reconhecidas. Por exemplo, as canções do Congado, das Guardas de Marujo, as festas de Reis, a folia da Vaca Mineira, as festas religiosas de São Sebastião, Santa Rita e São José Operário, a coração de Maria em maio, as cantigas centenárias da Família Alcântara são algumas das riquezas culturais de João Monlevade.
Além disso, não se pode esquecer das histórias da cidade, como os da antiga Usina, por exemplo. Meu pai faleceu há um ano e dois meses. Com ele, morreram uma série de lembranças da antiga “Companhia”, como ele se referia à gigante ArcelorMittal. Perdi a chance de gravá-lo narrando sua forma de trabalhar como maçariqueiro nos idos de 1940, quando aos 15 anos de idade foi fichado como auxiliar de solda.
Ele tinha na memória, fatos da época. Sabia o nome e a função dos companheiros antigos, sabia como era a disposição da Usina, a localização exata dos escritórios, bem como o nome dos encarregados e pequenas histórias sobre eles. Morreu meu pai, morreram essas lembranças que não foram registradas.
Para que outras memórias não desapareçam, é necessário valorizá-las como patrimônio imaterial. Aquele que não pode ser tocado, guardado em caixas ou dependurado na parede. São vivencias e experiências de uma época, de uma vida que devem ser compartilhadas com a geração que virá. Somos assim: homens de memória e precisamos delas para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário