sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Memória XII – Os pioneiros

João Monlevade é uma cidade que tem o pioneirismo em suas veias. Essa vocação para a inovação e para o avanço surgiu há quase duzentos anos, com a chegada do francês Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, por volta de 1820. Não deve ter sido fácil para ele cruzar o Atlântico numa viagem penosa por cerca de 3 meses.
Além das dificuldades da travessia, imagino os desafios vividos por Jean de Monlevade nos primeiros tempos no Brasil: Diferenças de clima? De cultura, costumes? De linguagem? Nada disso foi entrave para ele, que vislumbrou o futuro edificando uma fábrica no quintal do seu Solar que se tornou referência para toda Minas Gerais.
Ok. Essa história não é segredo para ninguém, mesmo não sendo tão difundida em nosso município. O que chama a atenção é o que aproxima Jean Felix Dissandes de Monlevade com outro estrangeiro, o luxemburguês Louis Jaques Ensch. Ele chegou aqui quando a cidade estava engatinhando e veio com a missão de fechar a usina, pois essa não correspondia às expectativas. No entanto, o engenheiro vislumbrou possibilidades e arriscou na tentativa de reerguer a fábrica, saldando dividas e iniciando uma produção de qualidade.
Além disso, sob a batuta do maestro Ensch, começou a verdadeira transformação local, com a construção das vilas operárias, do centro velho, do Hospital Margarida, do lactário e de tudo o que deu origem ao que a cidade representa hoje.
Os dois pioneiros, Jean “Ensch” e Louis “Monlevade”, são pioneiros de tudo nesta cidade e suas memórias devem ser perpetuadas. Eles estão sepultados no Cemitério dos Escravos, que fica em frente ao Social Clube. Tamanho era o desejo de permanecerem aqui foi que ambos preferiram ser enterrados na terra que edificaram.
É preciso olhar para esses homens, para essas vivências. Homenageá-los, estuda-los. Preservar suas biografias. Até mesmo, para que sirvam de exemplo para que outros inovadores possam surgir e também fazer história. O momento é agora. Estamos diante de um processo de crescimento, com o aumento da capacidade de produção da Usina (a mesma que deu origem a tudo) e o caminho está aberto para novas conquistas. Só não sabe quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário